Jovacs’s Blog – 12 de fevereiro – sábado 2011

Posted on fevereiro 12, 2011

0


ESTÁ ACONTECENDO – O novo técnico do esporte,Hélio dos Anjos, velho conhecido dos Pernambucanos chegou impondo linha dura. Os jogadores do Esporte durante uma semana permanecerão na sede do clube concentrados e afirmou; “quem não se enquadrar pode pedir para sair”. O objetivo é um maior comprometimento dos jogadores, para melhorar a performance da equipe no campeonato. ///// Finalmente, depois de 30 anos no poder a população venceu, conseguindo com que o Presidente do Egito renunciasse o poder acompanhado do seu vice. ///// O Recife pratica um dos preços mais altos no transporte público e os motoristas de ônibus estão ameaçando entrar em greve. ///// O cantor Alceu Valença, um dos ícones do carnaval Pernambucano ao ser entrevistado por uma emissora de rádio Recifense, disse: “acho uma vergonha que muitas estações não toquem nada daqui”. Tem um velho ditado, “Santo de casa não faz milagre”. ///// Neste sábado o selecionado brasileiro que disputa o Sul Americano sub-20 enfrenta o Uruguai na última partida e só precisa empatar ou vencer por um placar mínimo. ///// O salário mínimo continua sendo assunto do dia no Congresso obrigando debates e incerteza até então sobre o valor a ser definido, 540,00, 545,00 ou 560,00. ///// A Dengue continua fazendo muitas vítimas Brasil à fora. //// J.Valentim

DOR DE CABEÇA – Como especialista no diagnóstico e tratamento das dores de cabeça, diariamente ouço dos pacientes uma frase que me deixa muito intrigada.

Muitas pessoas com dor de cabeça, infelizmente, costumam procurar atendimento médico quando sua dor de cabeça se apresenta como crises intensas e, principalmente, muito frequentes, após meses ou anos sofridos com dores de cabeça.

E quando pergunto – “Como era sua dor de cabeça antes de ser tão intensa ou tão frequente?” – “invariavelmente”, escuto desses pacientes essa frase. “Antes, minha dor de cabeça era normal…”

Ter dor é normal?
Porque em nossa população existe essa cultura de que ter dor de cabeça é normal? Uma possível explicação é que ter dor de cabeça é comum.

A dor de cabeça, ou cefaleia, é, antes de qualquer coisa, um sintoma. Um sintoma que pode estar presente em variados quadros clínicos, desde um simples resfriado até uma meningite.

Nesses casos, como parte de uma doença, a cefaleia se apresentará com outros sintomas, como febre, tosse, mal-estar, convulsões, o que normalmente preocupa mais as pessoas e as faz procurar um médico mais rápido. Chamamos essas dores de cabeça provocadas por outras doenças de cefaleias secundárias.

“Crises de enxaqueca podem durar de algumas horas a vários dias”.

Porém, na maioria das vezes, a dor de cabeça se apresenta como o principal sintoma, ou o único, como nos casos das cefaleias chamadas primárias. As principais cefaleias primárias são a dor de cabeça do tipo tensional e a enxaqueca.

Dor de cabeça tensional
A dor de cabeça do tipo tensional é a cefaleia mais frequente na população. Apresenta-se como uma dor leve à moderada, geralmente em pressão ou aperto, em toda a cabeça, com duração de uma hora até vários dias. Desencadeada principalmente por cansaço e estresse emocional. (Minha Vida)

NOVO EGITO – Mohamed Hussein Tantawi, ministro da Defesa e chefe do Conselho Superior Militar do Egito, é o novo líder do governo no país, após a renúncia do presidente Hosni Mubarak. Segundo anúncio do vice-presidente Omar Suleiman, o presidente abandonou o cargo nesta sexta-feira, atendendo aos protestos populares que tomavam as ruas há 18 dias.

Em seu lugar, Mubarak ordenou que o Conselho Superior Militar assumisse “as tarefas do país”. Depois disso, o marechal Tantawi já passou a bordo de um veículo em frente ao palácio presidencial, cumprimentando a multidão.

A multidão, que tinha se reunido para protestar em frente ao palácio presidencial, reconheceu Tantawi quando passou a bordo de um veículo civil, escoltado por dois automóveis cheios de guarda-costas.

Quando a multidão aproximou-se para cumprimentá-lo e felicitá-lo, o líder militar parou brevemente e cumprimentou a população de dentro do automóvel.

Muitos manifestantes que exigiam a renúncia de Mubarak receberam positivamente o controle militar do país, depois que o exército se comprometeu a garantir um programa de reformas que conduza a “eleições livres e transparentes”. (uol)

Posted in: Uncategorized